Tour de Experiência:10 praias desertas passa por oficina lítica,na praia triste
A Zimbros Ecotour tem como base de sua experiência a sustentabilidade. E quando falamos de sustentabilidade não estamos falando apenas de separar o lixo. Sustentabilidade também tem seu pilar/eixo sócio-cultural local. Portanto, as oficina líticas fazem parte dessa imersão de descoberta e conhecimento da história catarinense.
As oficinas líticas de polimento são sítios localizados em rochas fixas, cujas evidências de ação humana são conjuntos de amoladores e depressões circulares (bacias), resultantes da fricção de rochas móveis durante o processo de confecção de artefatos líticos. Ou seja, estas marcas foram produzidas durante a preparação ou mesmo na atividade cotidiana de amolar instrumentos.
A produção de artefatos foi extinta durante a colonização européia ao território brasileiro – haja vista a rápida substituição dos antigos artefatos líticos por instrumentos de ferro – entende-se que as oficinas líticas de polimento representem evidências de ocupação humana anteriores ao processo de ocupação colonial. Portanto, refletem episódios de apropriação do território ocorridos em períodos pré-coloniais.
Também são conhecidas , dentro a hístoria de santa catarina como as Panelas de bugre, vestígios dos índios carijós, da tribo Tupi-Guarani que habitavam esta região e formavam estas superfícies polidas nas rochas através da preparação de suas armas e ferramentas.
Bugre é uma denominação pejorativa dada a indígenas por serem considerados não cristãos pelos europeus.
Imagem: Oficina lítica localizada na praia triste , no parque municipal costeira de Zimbros.