AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Zimbros Ecotour desde sua criação em 2019 buscou unir forças com diferentes instituições públicas e privadas, Orgãos fiscalizadores e ONG’s para diferentes ações de limpeza na costeira de Zimbros, fundo do mar e as demais praias do município de Bombinhas. A equipe da empresa juntamente com voluntários empenham-se em retirar e criar consciência sobre o correto descarte de lixo, visando preservar a beleza natural e a biodiversidade marinha da região. Essa parceria mostra o compromisso conjunto em promover a sustentabilidade e conscientizar a população sobre a importância de preservar o ambiente marinho. Um verdadeiro exemplo de esforços colaborativos em prol de um futuro mais limpo e preservado para todos.

A baixo você pode conferir  as nossas ações,  desde 2018.

 

Ações 2023

 Ação Ambiental no Parque Natural Municipal da Costeira de Zimbros, uma das atividades propostas  em alusão ao Dia Internacional do Meio Ambiente, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado anualmente em 08 de junho, em parceriaria a Fundação de Amparo ao Meio Ambiente – Famab.

Atividades realizadas pela Zimbros Ecotour:

  • Transporte dos voluntários ;
  • Transporte do lixo coletado durante a atividade;
  • Participaram 02 membros da equipe na limpeza da trilha : Morgana Miranda e Carlos Adriano Gehrke Santos.

DATA: 05/06

LOCAL: Horto Municipal – Rua Feldspato (final da rua)/Bairro Mariscal.

HORÁRIO: das 14h às 18h.

ATIVIDADE: Roda de conversa Etnobotânica e Patrimônio Alimentar.

Facilitador: Andressa Carolina dos Santos/Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Fungos, Algas e Plantas da UFSC.

Mestras da comunidade tradicional bombinense: Salete Maria Pinheiro Pereira, Benta Seberina Lucinda Venézio, Maria Paula Vieira dos Santos, Ana Calixto Rocha Silva e Célia Escolástica.

DATA: 08/06

LOCAL: Entrada do Parque Natural Municipal da Costeira de Zimbros/Final da Rua Rio Piratini/Bairro Zimbros.

ATIVIDADE: Ação Ambiental no Parque Natural Municipal da Costeira de Zimbros

9h30min às 11h30min: Trilha guiada e mutirão de limpeza do Parque Natural Municipal da Costeira de Zimbros.

FAMAB – Divisão de Educação Ambiental e Áreas Protegidas/Prefeitura Municipal de Bombinhas.

 

Zimbros Ecotour Participa da Ação Ambiental no Parque Natural Municipal da Costeira de Zimbros

Ações 2022

  •  17 de setembro 2022

DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DE PRAIA E RIOS

Praia de Zimbros – Bombinhas Prefeitura de Bombinhas, Parley Brasil e Colaboradores

Comemorado todo ano, no terceiro sábado do mês de setembro, o Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios, Desde 2018 essa data tem mobilizado mais de 50 milhões de pessoas para ajudarem a limpar suas cidades, rios, praias, mares e comunidades. No Brasil foram realizadas ações em mais de 100 cidades com a participação de mais de 650 mil pessoas, coletando 1,22 mil toneladas de resíduos.

Em parceria com a Prefeitura de Bombinhas, através da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas (FAMAB) juntamente com a Parley e demais Instituições parceiras promoveram um mutirão de limpeza da Praia de Zimbros, com o objetivo de estimular a conscientização e a preservação ambiental. Convidamos você a fazer parte dessa história

https://www.instagram.com/p/CicmiYBOxQV/

 

  • 02 de julho de 2022

https://www.instagram.com/reel/CfkJ7PejTKs/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Dia do Cooperativismo, a união teve um propósito: limpar o Parque Natural Municipal Costeira de Zimbros. Participaram do mutirão cooperativas da cidade, entidades envolvidas, prefeitura de Bombinhas, câmara de vereadores e voluntários.

Foram recolhidos mais de 60 sacos de lixo. Resíduos dos mais variados tipos, com predominância de plásticos, como garrafas PET e galões, além de microplásticos.

A Costeira de Zimbros é a maior das três unidades de conservação municipais de Bombinhas, com aproximadamente 1.045 hectares, que correspondem a 30% do território da cidade. São 10 praias desertas e diversos ecossistemas da Mata Atlântica.

As unidades de conservação são lugares que precisam de atenção especial, com políticas públicas efetivas e regras de uso. São a casa de centenas de espécies e abrigam inúmeros recursos naturais, fundamentais à manutenção da vida.

Ações 2021

  •  18 de setembro de 2021

Em celebração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, celebrado no terceiro sábado de setembro, a Prefeitura de Bombinhas, através da Famab, promove um mutirão de limpeza nas praias do municipio

  • 31 de julho de 2021

Em parceria com a ACATMAR, Mundo Mar e Acquanauta Floripa, com patrocínio do FORT ATACADISTA.

Policia Militar Ambiental de SC, Capitania dos Portos de SC, ICMBio, Companhia da Praia, P & P Polimeros, late Clube Veleiros da Ilha, Paulista Balões, Plastkolor e o Programa Bandeira

Azul aconteceu a 25ª programa por meio da Fundação De Amparo ao Melo Ambiente – FAMAB, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Pesca e Aquicultura, Conselhos Municipais de Turismo e Meio Ambiente, Projeto Escola do Mar, Instituto Tartabinhas, Associação de Maricultores de Bombinhas, Colônia de Pescadores e escolas e operadoras de mergulho de Bombinhas.

Limpeza dos mares

 4 de fevereiro de 2021

Como sempre a Zimbros Ecotour está presente , nas ações de limpeza do mar, costeira e rios realizadas pelo município de Bombinhas! É uma expêrincia recompensadora e de coneção com a natureza.

As atividades de educação ambientaltem como Objetivo consientizar não só os turistas, mas a comunidade sobre a importância de manter as praias limpas, destinar corretamente os resíduos sólidos e preservar a natureza.

Apoio: Prefeitura Municipal de Bombinhas, Fundação de Amparo ao Meio Ambiente–FAMAB, Secretária de Turismo -SETUR

blog.zimbrosecotour.com.br/2021/02/04/acao-de-limpeza-da-praia-bandeira-azul-da-praia-da-conceicao/

Ações 2020

Em virtude da pandemia, não fora realizada nenhuma ação.

Ações 2019

16 de dezembro de 2019

A empresa Zimbros Ecotour participou nesse dia da ação social voluntária de limpeza  de praia.

Ação promovida pelo instituto tartabinhas.

htts://apoia.se/projetotartabinhas

Participaram da ação voluntários da França (Dorini e Guandolini).

 

https://blog.zimbrosecotour.com.br/2019/12/16/acao-voluntarial…limpeza-de-praia/

21 de setembro de 2019 

A Zimbro2019s Ecotour participou do Clean Up Day em comemoração ao dia mundial da limpeza do mar, comemorado na data de 21 de setembro, foi uma ação sociala nivel global, que tem como objetivo reduzir resíduos sólidos no mar, reduzindo assim os detritos marinhos.

https://blog.zimbrosecotour.com.br/wp-admin/post.php?post=1446&action=edit

 

16 de março de2019

A equipe Zimbros Ecotour tem o orgulho de participar do evento Limpeza dos Mares, em Bombinhas 🌊
A Acatmar idealizadora do projeto, iniciou este importante trabalho de sustentabilidade em 2014. Seu foco é em pontos de grande concentração de lanchas de passeio, barcos pesqueiros e praias. Para desenvolver a atividade náutica em todo o litoral catarinense a entidade tem seu olhar contemporâneo voltado não somente para o mar, mas também aos rios, às lagoas e às represas de potencial para o setor. A iniciativa uniu poder público, voluntários e amantes da náutica e natureza, para retirar resíduos do fundo das águas da costa, com resultados surpreendentes. Desde então, após treze etapas, a ação contabiliza mais de 71 toneladas de resíduos sólidos coletados por mergulhadores em diversas praias. Venha fazer parte conosco desta linda ação 🏝
Para se inscrever, entre no site: www.limpezadosmares.com

https://www.instagram.com/p/Bu6YyMKhYyb/

Ações 2018

15 de Setembro de  2018

CLEAN UP DAY 🆘️🆘️🆘️🆘️🆘️🆘️🆘️🆘️🆘️🆘️
VAMOS TODOS AJUDAR A LIMPAR NOSSAS LINDAS PRAIAS

https://www.instagram.com/p/BntAUVklURS/