POR QUE PRECISAMOS PROTEGER OS OCEANOS?

A ameaça imediata da poluição plástica atinge toda a vida marinha.
Mas os animais não são os únicos a sofrerem com os oceanos repletos de lixo humano. O plástico erosivo, como polistireno (isopor) é conhecido por liberar toxinas nocivas ao quebrar-se em pedacinhos nas águas. Como resultado, o mercúrio e outros poluentes alarmantes foram encontrados em concentrações cada vez maiores. A extensão da ameaça à segurança alimentar permanece incerta, mas o que sabemos é que o mercúrio pode causar problemas graves á saúde humana, que vão desde danos a órgãos internos, à problemas de desenvolvimento infantil.

Novas pesquisas indicam uma relação entre a poluição dos mares e a mudança climática. Enquanto os resíduos flutuam nas águas, levando centenas de anos para a decomposição, eles liberam gases de efeito estufa poderosos. Estes gases, incluindo metano e etileno, são considerados grandes influencias na degradação da atmosfera terrestre.
Felizmente, há medidas que podemos tomar para recuperar nossos oceanos. Isoladamente, estas mudanças de comportamento podem ter impacto limitado, mas se fizermos nossa parte, podemos realmente fazer a diferença.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *