16 de novembro: Dia Nacional da Amazônia Azul

16 de novembro:  Dia Nacional da Amazônia Azul

Em 16 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Amazônia Azul, área oceânica que inspirou o nome da Amazul e que abrange 3,6 milhões de km², extensão comparável à da superfície da floresta amazônica no país.

Além de reforçar a importância social e econômica dessa área para o desenvolvimento do País, o estabelecimento da data comemorativa busca promover o conhecimento sobre o mar brasileiro e contar sua história.

O Brasil pleiteia junto à Organização das Nações Unidas estender sua plataforma continental em 2,1 milhões de km², o que pode fazer a Amazônia Azul chegar a 5,7 milhões de km².

Pelas rotas marítimas da Amazônia Azul passam mais de 95% do comércio exterior brasileiro. A região é responsável pela produção de 97% do petróleo nacional, 80% do gás natural e 45% do pescado brasileiro. Também é constituída por incontáveis recursos vivos, minerais e sítios ambientais, com a existência de estratégicos portos, centros industriais e de energia.

A Amazônia Azul é patrimônio nacional, a ser protegido, preservado e explorado com sustentabilidade. A Marinha colabora para a proteção dos 5,7 milhões de km² da Amazônia Azul, investindo na modernização e qualificação do poder naval. Esse esforço pode ser exemplificado no Programa de Desenvolvimento de Submarinos, no Programa Nuclear da Marinha e no Programa “Classe Tamandaré”, além da aquisição de meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais.

Data nacional

O “Dia Nacional da Amazônia Azul” foi instituído pela Lei nº 13.187, de 11 de novembro de 2015. A data de 16 de novembro foi escolhida em homenagem à entrada em vigor da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, em 16 de novembro de 1994, ratificada por 118 países. A convenção definiu as extensões de mar territorial, zona contígua, zona econômica exclusiva e plataforma continental.

Acesse o vídeo comemorativo e saiba mais sobre a Amazônia Azul no site da Marinha do Brasil:
https://www.mar.mil.br/hotsites/amazonia_azul/sobre.html

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *