Ruínas de Farinha quem conhece?

Ruínas de Farinha quem conhece?

A ruína da Lagoa,  está localizada no Parque municipal Costeira de Zimbros. Para acessar você precisa fazer da a trilha da Costeira de Zimbros, o acesso, tanto para a  praia como para a ruína da lagoa  se dá após 2,5 km de caminhada aproximadamente. o Acesso está identificado e vale muito a pena!!!

História: Além do mar, de onde se tirava o sustento, a comunidade usava a terra para a agricultura de subsistência. As terras da Costeira de Zimbros por muito tempo deram lugar a plantações de mandioca, milho, feijão, cujas eram interligadas por caminhos e trilhas, que podem ser encontradas hoje em dia. O alimento excedente era comercializado em cidades da região, havendo escoamento da produção através de um porto na Praia da Lagoa. Ruína da lagoa é o que resta de um engenho ou tafona de farinha, da época de seculo XVIII

Comprovadamente, Bombinhas é o município do Estado de SC com maior número de casas de
engenho de farinha preservadas. Dois deles, gerando emprego e renda seguidos pelos descendentes na quarta geração. O que se consta hoje, é a existência de 11 engenhos, sendo dos quais 08 são mantidos pelas próprias famílias, e uma minoria cultivando a mandioca. Esses engenhos foram os poucos que sobraram de um século passado onde existiam de acordo com a memória dos antigos moradores desta terra, mais de 60 engenhos de fabricação de farinha de mandioca, açúcar e cachaça, espalhados por todos os bairros de Bombinhas.

Sabendo da importância destes engenhos e da técnica de saber fazer da farinha de mandioca que no dia 08 de agosto de 2013 foi aprovado a lei nº 1328 declarando a “farinhada” integrante do patrimônio histórico, artístico e cultural do município de Bombinhas.

A Zimbros realiza trilha guiada! Entre em contato

 (47) 99600-2279  (47) 99921-1259 [email protected]

www.zimbrosecotour.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *